quarta-feira, 14 de maio de 2008

Energia Eólica




A energia eólica é a dos ventos. Ela é uma energia limpa, pois não polui o meio ambiente. Com ela não é preciso alagar cidades. Existem cata-ventos eólicos que produzem a energia elétrica a partir dos ventos.

Conversão da Energia Eólica em Energia Mecânica:

A energia eólica tem sido aproveitada desde a antigüidade para mover os barcos impulsionados por velas ou para fazer funcionar as engrenagens de moinhos, ao mover suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos ou para bombear água. Os moinhos foram usados para a fabricação de farinhas e ainda para a drenagem de canais, sobretudo nos Países Baixos.

Conversão em Energia Elétrica:

Na atualidade utiliza-se a energia eólica para mover aerogeradores - grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas têm a forma de um catavento ou de um moinho. Esse movimento, através de um gerador, produz energia elétrica. Precisam agrupar-se em parques eólicos, concentrações de aerogeradores, necessários para que a produção de energia se torne rentável, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmissão. É possível ainda a utilização de aerogeradores de baixa tensão, quando se trate de requisitos limitados de energia eléctrica.

A energia eólica é hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque é renovável, ou seja, não se esgota. Além disso, as turbinas eólicas podem ser utilizadas tanto em conexão com redes elétricas como em lugares isolados.

Um comentário:

Powder disse...

Eu gostei muito desse tipo de energia.Temos que poupar o maximo o nosso planeta,para que ele não fique prejudicado ainda mais com o "efeito estufa"se não nós viramos frango assado,a energia eolica é ótima aqui no Brasil porque o litóral daqui é extenso.

Pedro Miguel
(um dos criadores do blog)